A velha calça desbotada
ou uma saia assim

Acho que um dos grandes luxos do século XXI é ter algo feito pela mão humana. Algo que com carinho e amor resultou em uma peça bonita”. (Suzy Menkes, editora do International Herald Tribune em recente entrevista a Lilian Pace para o programa GNT Fashion).

Tenho uma superstição que acho que veio da minha mãe que é sempre passar o Réveillon com roupa nova. Essa superstição acabou tomando um outro sentido na minha vida e toda vez que tenho algum evento importante, algum momento de mudança ou desejo de mudança na vida tenho que estar com tudo novo, da calcinha ao sapato.

Por exemplo, toda vez que mudo de casa compro uma camisola ou um pijama para estrear na primeira noite da casa nova. Quando fui ganhar minha filha na maternidade comprei até chinelos novos de quarto. E quando vai se aproximando dezembro eu já começo a pensar na roupa de Ano-Novo, mas esse ano minha preocupação com a reciclagem e a sustentabilidade me fez repensar esse assunto.

Sabe aquelas calças jeans velhas que não te servem, nunca te serviram ou jamais voltarão a servir?

Você precisa de três delas para transformá-las em uma peça que vai ser a sua preferida do guarda-roupa ano que vem. Duvida?

Como fazer:

Com uma fita métrica, tire as medidas da sua cintura, quadril e do comprimento que você quer que tenha a sua saia. Divida o tamanho da sua cintura por seis e acrescente mais dois centímetros. Faça o mesmo com o tamanho do quadril.

Agora é hora de fazer o molde da sua saia no papel. Basicamente a saia será composta de seis gomos, cada gomo é uma parte da perna das calças.

Com uma régua grande faça um traço do tamanho da altura que você quer que sua saia tenha. A minha eu fiz com 70 cm.

Trace uma reta perpendicular a essa primeira reta e marque o valor da divisão da sua cintura. Por exemplo: minha cintura tem 98 cm, dividido por 6 = 16,3cm. Somando mais 2 cm = 18,3. Eu arredondei logo a medida para 19 cm pois eu queria fazer as costuras aparentes pra desfiar com o tempo.

Então a partir da minha reta de 70 cm eu tracei uma perpendicular de 9,5 cm pra cada lado, como mostra a foto abaixo.

A 20cm abaixo da reta da cintura eu marquei a altura do quadril e fiz os mesmos cálculos, deixando mais 3 cm pra costura.

Hora de cortar o molde!

Abra as pernas das três calças ficando com seis partes de pernas.

Coloque o molde utilizando a costura da barra da calça como barra do seu molde, assim sua saia já vaia sair com barra pronta.

Depois eu alfinetei cada gomo tomando cuidado pra misturar bem as cores dos jeans.

Vamos para a máquina!

Aqui você pode fazer a costura francesa, costura jeans, ou como eu, deixar uma sobra de tecido pra desfiar com o tempo.

Numa das laterais pregue o zíper.

Dos shorts que sobraram das calças cortadas tirei o cós de dois com os passantes e uni para fazer o cós da minha saia, aproveitando o botão de um e a casa do outro, deixando as emendas abertas pra dar mais efeito no desfiado.

Aproveitei também os bolsos, estrategicamente colocados na frente e atrás pra não combinarem as cores.

Um dos shorts vai virar uma bolsa ecológica forrada com algodão e com zíper que outro dia ensinarei a fazer.

Se você quiser também pode transformar em almofada: as adolescentes adoram!

Incrível, está pronta a minha saia!

Exclusiva, artesanal, reciclada, peça única. Feita por mim, com muito amor!

Giovanna Moretto escreve às terças-feiras para a coluna Semaninha.

3 ideias sobre “A velha calça desbotada
ou uma saia assim

  1. nossa adorei vou tenta fazer uma para mim
    eu corto muitas calça para fazer sorte posso aproveita as pernas das calças para fazer uma sai
    beijos me responde por favor

  2. Querida, pode me ensinar como voce calculou a parte da bainha do molde? A diferença seria de 5 cm a mais para cada lado? Eu estava procurando uma maneira de fazer molde para saia em panos e o seu foi o único que encontrei. Obrigada, Vania

-->

Deixe um comentário